Você sabia que comer açúcar pode ter o mesmo efeito de usar drogas ilícitas? Estudos mostram que quando uma pessoa toma a decisão de parar de comer açúcar, os efeitos da abstinência são os mesmo observados em abstinência de drogas como cocaína e heroína.

O que muitos se enganam é achar que o açúcar só está presente em doces como bolos, brigadeiros, chocolates, sorvetes… Mas, o açúcar também é encontrado em carboidratos como massas e pizzas.

Embora seja um desafio ficar isento do açúcar na vida comum, é possível levar uma vida com redução da ingestão desse alimento.

Mas, você sabe o que acontece com seu cérebro quando decide parar de uma vez por todas com a ingestão de açúcar?

Comer açúcar. O prazer que pode adoecer.

Na neurociência, a comida é algo que chamamos de “recompensa natural”. Para podermos sobreviver como espécie, comer, fazer sexo devem ser prazerosos para o cérebro, para que esses comportamentos sejam reforçados e repetidos.

A via mesolímbica é um sistema cerebral que decifra essas recompensas naturais para nós.

Quando fazemos algo prazeroso, um grupo de neurônios chamado área tegmentar ventral usa o neurotransmissor dopamina para sinalizar para uma parte do cérebro chamada nucleus accumbens.

A conexão entre o núcleo accumbens e nosso córtex pré-frontal dita nosso movimento motor, como decidir se devemos ou não dar outra mordida no delicioso bolo de chocolate.

O córtex pré-frontal também ativa hormônios que dizem ao nosso corpo: “Ei, esse bolo é muito bom. E vou lembrar disso para o futuro.”

Evolutivamente, nossa via mesolímbica reforça que as coisas doces fornecem uma fonte saudável de carboidratos para nossos corpos. Porém, nem todos os alimentos são igualmente recompensadores, é claro.

A maioria de nós prefere doces em vez de alimentos azedos e amargos porque, evolutivamente, nossa via mesolímbica reforça que as coisas doces fornecem uma fonte saudável de carboidratos para nossos corpos.

Quando nossos ancestrais procuravam por frutas, por exemplo, azedo significava “ainda não maduro”, enquanto amargo significava “alerta – veneno!”

Uma década atrás, estimava-se que o americano médio consumia 22 colheres de chá de açúcar adicionado por dia, totalizando 350 calorias extras.

Hoje, como a conveniência está mais importante do que nunca em nossas seleções de alimentos, é quase impossível encontrar alimentos processados ​​e preparados que não tenham adicionado açúcar para sabor, preservação ou ambos.

Estes açúcares adicionados são sorrateiros e, sem saber sobre seus efeitos, ficamos viciados.

O vício em açúcar é mais real e perigoso que imaginamos

Os primeiros dias são os mais difíceis para quem decidiu parar com o açúcar. Segundo relatos de quem tomou essa decisão, o período de desintoxicação é parecido com o de muitas drogas.

Por conta disso, para compensar, muitas pessoas passam a exagerar nos carboidratos.

Existem quatro componentes principais do vício: compulsão alimentar, abstinência, fissura e sensibilização cruzada (a noção de que uma substância aditiva predispõe alguém a se tornar viciado em outra).

Todos esses componentes foram observados em comportamentos animais, tanto para o açúcar como para drogas de abuso.

Um experimento foi feito da seguinte maneira:  ratos são privados de comida por 12 horas por dia, depois recebem 12 horas de acesso a uma solução açucarada e comida normal.

Depois de um mês seguindo esse padrão diário, os ratos exibem comportamentos semelhantes aos das drogas de abuso.

Eles desenvolveram uma compulsão alimentar pelo açúcar em um curto período de tempo, muito mais do que a comida normal.

Eles também mostraram sinais de ansiedade e depressão durante o período de privação de alimento. Muitos ratos tratados com açúcar que são posteriormente expostos a drogas, como a cocaína e os opiáceos, demonstraram comportamentos dependentes em relação a drogas, em comparação com os ratos que não consumiram açúcar de antemão.

Como as drogas, o açúcar aumenta a liberação de dopamina no núcleo accumbens. A longo prazo, o consumo regular de açúcar na verdade altera a expressão gênica e a disponibilidade de receptores de dopamina no córtex mesencefálico e frontal.

Especificamente, o açúcar aumenta a concentração de um tipo de receptor excitatório chamado D1, mas diminui outro tipo de receptor chamado D2, que é inibitório.

O consumo regular de açúcar também inibe a ação do transportador de dopamina, uma proteína que bombeia dopamina para fora da sinapse e volta para o neurônio após a queima.

Em suma, isso significa que o acesso repetido ao açúcar ao longo do tempo leva à sinalização prolongada da dopamina, à maior excitação das vias de recompensa do cérebro e à necessidade de ainda mais açúcar para ativar todos os receptores de dopamina do mesencéfalo, como antes.

O cérebro torna-se tolerante ao açúcar e é necessário mais açúcar para atingir o mesmo efeito

A retirada do açúcar

Embora esses estudos tenham sido conduzidos em roedores, não é exagero dizer que os mesmos processos primitivos também estão ocorrendo no cérebro humano.

Em um estudo realizado na Princeton University, ratos que haviam sido submetidos a um protocolo típico de dependência de açúcar foram submetidos à retirada de açúcar.

Isso foi facilitado pela privação de alimentos ou tratamento com naloxona, um medicamento usado para tratar a dependência de opiáceos

Ambos os métodos de abstinência levaram a problemas físicos, incluindo batidas de dentes, tremores na pata, agitação da cabeça e tratamento com naloxona também pareceu tornar os ratos mais ansiosos.

Experimentos semelhantes de abstinência também relataram comportamento semelhante à depressão em tarefas como o teste de natação forçada.

Ratos em abstinência de açúcar são mais propensos a mostrar comportamentos passivos (como flutuar) do que comportamentos ativos (como tentar escapar) quando colocados na água, sugerindo sentimentos de desamparo.

Estas são experiências extremas, claro. Nós, seres humanos, não estamos nos privando de comida por 12 horas e depois nos permitindo consumir refrigerante e donuts no final do dia.

Mas, esses estudos com roedores certamente nos dão uma visão dos fundamentos neuroquímicos da dependência, da retirada e do comportamento do açúcar.

Através de décadas de programas de dieta e livros best-sellers, nós brincamos com a noção de dependência do açúcar por um longo tempo.

Há relatos daqueles em abstinência de açúcar, descrevendo os desejos de comida, que podem desencadear a recaída e alimentação impulsiva.

Há também inúmeros artigos e livros sobre a energia ilimitada e a felicidade recém-descoberta naqueles que renunciaram ao açúcar para sempre. Mas, apesar da onipresença do açúcar em nossas dietas, a noção de dependência do açúcar ainda é um tema bastante tabu.

É possível emagrecer cortando o açúcar?

O impacto da retirada do açúcar na dieta pode causar efeitos positivos no processo de emagrecimento. Porém, não é só esse fator que vai determinar o sucesso ou fracasso do emagrecimento.

O processo de perda de peso não pode somente depender de dietas restritivas e exagero em exercícios físicos. É preciso estar VERDADEIRAMENTE preparado mentalmente.

É nesse espaço que a Neurociência aplicada no emagrecimento tem feito inúmeros avanços científicos e hoje já pode ser aplicada na prática com o objetivo de emagrecer de forma consciente, ou seja, utilizando todo o controle que a mente é capaz de exercer sobre o corpo e suas atitudes. 

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